Dez brincadeiras para as férias

Publicado no portal Atmosfera Feminina em 27/01/2014

Verão e férias: está aí a combinação perfeita para ficar ainda mais perto da criança, ajudar a desenvolver a coordenação motora e o equilíbrio dos menores e estimular os maiores a lidar com limites e frustrações. E se faltar ideias para chamá-los para a farra, a seguir há sugestões para várias faixas etárias. “Em comum, esses jogos permitem que pais e filhos se curtam e mantenham contato, o que dificilmente acontece ao passear em lugares onde há muita distração e gente por perto, caso de shoppings e aniversários de amiguinhos”, diz a psicóloga Marina Vasconcellos, professora colaboradora do curso de psicologia médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Vamos lá?

1.Upa, upa, cavalinho Sente na cadeira ou no sofá, cruze as pernas e coloque o bebê sobre o pé que está no alto. Segure-o pelas mãozinhas e levante e abaixe a sua perna devagar enquanto canta “upa, upa, cavalinho”. Com o passar do tempo você vai sentir o corpo do pequeno mais firme e equilibrado.

2. Casinha Fingir que o banco é uma mesa e que a boneca é um nenê favorece a imaginação da criança e as primeiras noções de empatia e treinamento de papéis, já que ela os experimenta se colocando no lugar da mãe, do pai e assim por diante.

3. Se fantasiar Na falta de vestimenta adequada, vale usar as roupas e acessórios que você tem nos armários de casa. Mais do que dar boas risadas, o baixinho libera a criatividade, desenvolve personagens e passa a perceber melhor o próprio corpo.

4. Mímica Primeiro, é preciso escrever nomes de personagens ou de filmes em papeizinhos e colocá-los dentro de um saco. Daí, uma pessoa retira um papel, vai para a frente de todos e, sem dizer uma palavra ou usar objetos, tenta fazer com que acertem o personagem ou o filme que ela está interpretando. Com isso, vocês trabalham a memória, a atenção, a concentração e até a garganta, já que a gritaria vai ser geral.

5. Castelo de cartas Esta aí uma ótima oportunidade para descobrir como anda a concentração e o nível de estresse da galerinha, que precisa se dedicar (e transpirar!) para que as cartas não caiam enquanto são colocadas em forma de triângulos e, depois, uma na horizontal e mais triângulos sobre elas até criar um grande castelo.

6. Objeto oculto Aqui, a atenção e a memória são colocadas em cheque quando um participante olha os objetos que há no ambiente, diz em voz alta a cor dele, depois seu formato e outras dicas até que os demais jogadores descubram qual é o acessório oculto.

7. Pular corda A coordenação motora, o equilíbrio e a resistência física são exigidos nessa brincadeira, que fica ainda mais dinâmica e divertida se vocês inventarem formas diferentes de pular: alternando os pés, usando um pé só, os dois juntos...

8. Estátua Mais uma boa desculpa para testar a concentração da meninada e a capacidade de ela lidar com a frustração quando perde – ou, nesse caso, se mexe após uma pessoa gritar “estátua!” e provocá-la com caretas, sopros no ouvido, sustos ou micagens.

9. Segue história A criatividade e a rapidez de pensamento são exploradas nesse jogo, em que um participante inventa uma história, para sem aviso prévio e a pessoa ao seu lado deve dar continuidade ao conto, e assim sucessivamente.

10. Batata quente Os jogadores devem ficar de pé, formando uma roda, e passar um para outro, aleatoriamente, uma bola enquanto todos cantam “batata quente, quente, quente” e “queimou!” quando o objeto cair. Nessa, todos são estimulados a se concentrar, manter o ritmo da fala e a coordenação motora.