top of page

Ansiedade antes da prova: psicóloga explica como preparar a mente

  • Foto do escritor: Imprensa
    Imprensa
  • 1 de abr.
  • 2 min de leitura

Publicado em WebBrun/Saúde, 01.04.25 Por: Elizama Modesto

Foto: Adobe Stock

Além disso, a autoexigência excessiva pode tornar a experiência ainda mais desafiadora, pois quem não aceita a possibilidade de frustração ou de não concluir o percurso pode sofrer muito emocionalmente. Por isso, é fundamental que, além do condicionamento físico, o corredor também fortaleça seu psicológico para lidar com eventuais dificuldades ao longo do trajeto e encarar os desafios com resiliência. 


Corredora desde 2024 e participante de corridas marcantes como Maratona Internacional de São Paulo (5km), Track & Field Run Series, e New Balance 15k SP, Júlia conta que, na noite anterior, se alimentou direito e não estava muito ansiosa. No entanto, durante a noite, acordou várias vezes com receio de perder a hora do alarme. “A adrenalina estava a mil; o sono simplesmente não veio. Para tentar me acalmar, antes da prova eu coloquei os fones e escutei uma música tranquila no caminho até a largada, algo que não costumo fazer, já que prefiro correr sem fones. Quando a corrida começou, a empolgação tomou conta, e no fim, tudo saiu melhor do que eu esperava.”


Foto: Júlia (arquivo pessoal)
Foto: Júlia (arquivo pessoal)

Respiração e relaxamento

Praticar técnicas de respiração e relaxamento pode ajudar a acalmar os nervos e reduzir a ansiedade antes e durante a prova. Experimente respirar profundamente pelo nariz, segurando por alguns segundos e expirando lentamente pela boca. Outras técnicas de relaxamento, como meditação, yoga ou exercícios de alongamento, também podem ser úteis para aliviar a tensão e promover uma sensação de calma.


Cuidados e preparos 

Marina destaca que a preparação física tem um impacto direto no controle da ansiedade, pois a falta de preparo aumenta a insegurança. “Quando um corredor não está devidamente treinado, é natural que apareçam dúvidas como “será que vou conseguir?”, “E se eu não aguentar?”, “Estou realmente pronto para isso?”. Se a condição física não for adequada, a ansiedade pode se intensificar, tornando o desafio ainda mais difícil.” 


Se você estiver seguindo uma disciplina de treinos e estiver preparado, quanto mais preparado você estiver, menor vai ser a ansiedade. 


“Você sentirá apenas aquela ansiedade natural antes de uma corrida, aquela expectativa do tipo: “Como será que vai ser? Será que vou me cansar muito?”. Essa sensação é comum e faz parte do processo. No entanto, a ansiedade exagerada surge quando a preparação não foi adequada. Todo o treino realizado ao longo de meses tem um impacto direto no nível de ansiedade antes da prova, pois quanto mais preparado você estiver, mais confiante se sentirá no momento da corrida”, explica Marina. 


Lembre-se: o equilíbrio entre corpo e mente é essencial para alcançar o sucesso em qualquer prova.

Comments


+55 [11] 97416-1008
Rua Cardoso de Almeida, 788 – Conj. 53
Perdizes - São Paulo, SP - 05013-001

Marina Vasconcellos

Psicologia - Perdizes, São Paulo/SP
  • facebook-marina.vasconcellos.psicoterapeuta
  • linkedin-marina-vasconcellos

© 2020 web design harmoniosamente criado por LA LECHE Studio

bottom of page