top of page
  • Imprensa

Geração Z usa app de relacionamento para fazer amigos: 'Buscam os iguais'

Publicado no portal UOL/Universa - Sem Filtro, 04.08.23 Por: Rafaela Polo



Nascidos na época da internet, jovens da Geração Z, que chegaram ao mundo entre os anos de 1995 e 2010, estão usando os aplicativos de namoro para uma nova funcionalidade: fazer amigos.


Isso é o que revela uma pesquisa do app de relacionamento Happn. De acordo com o levantamento, enquanto 48% dos jovens não sabem muito bem o que está procurando na plataforma, 21% afirmam que estão atrás de amizades.


Para Marina Vasconcellos, psicóloga, psicodramatista e terapeuta familiar, isso é normal para essa geração que já nasceu com a conectividade. Mas também é um sinal de que as pessoas estão sempre dentro de suas bolhas - até na hora de buscar amizades.


"Estamos vivendo um momento de intolerância muito grande. Não sabemos conviver com o diferente. Procurar amigos pela internet já é uma forma de fazer essa seleção e ir atrás de seus iguais", explica a especialista.


Romance com amigos

Ainda de acordo com o levantamento, 73% dos solteiros, entre 18 e 24 anos, confirmaram que já tiveram amigos que se tornaram seus crushes. Para Marina, esse comportamento foi ainda mais intensificado durante a pandemia.


"O isolamento atrapalhou nossa vida nesse ponto. Há cada vez menos conexões reais e presenciais. E no online há algo entre você e outro. Não tem olho no olho, não tem uma grande entrega. A pessoa se sente protegida", diz.



bottom of page