• Imprensa

Treinar com amigos: pode te deixar mais rápido ou te atrapalhar?

Publicado em Webrun,06.08.19

Colaboração: Leonardo Boscolo

Corredores são desafiados todos os dias. Não apenas com suas metas e tempos, levantar extremamente cedo para conseguir treinar antes de ir para o trabalho, ou até mesmo enfrentar um treino após um dia cansativo são desafios difícieis de serem alcançados. Uma alternativa, ou um modo de não desistir dos treinos pode ser encontrar uma companhia na corrida. Treinar com amigos ou com aquele vizinho que também gosta de correr pode ser um estimulante e uma motivação na hora de sair de casa.

Há quem não goste de conversar enquanto corre, mas pode-se dizer que funciona para iniciar o desafio e até te deixar mais rápido. A psicóloga Marina Vasconcellos, explica: “Nos treinos com amigos as pessoas se inspiram, se sentem influenciados pelo convívio com amigos, e correm com mais prazer”.

Quanto à performance, Marina fala que depende dos objetivos a serem alcançados por cada corredor. “se ela corre apenas para se exercitar, sem preocupação com performance, treinar com amigos pode ser bem mais gostoso porque vai se distraindo, conversando, e pode nem perceber o quanto já correu, treinando mais do que faria sozinha”, comenta.

Em contrapartida, treinar com amigos pode ocasionar perda de velocidade, ritmo e, consequentemente, queda na performance. Isso acontece porque ao correr falando, o corpo se cansa com mais facilidade.

A psicóloga explica quais os efeitos da companhia para quem quer abaixar seus tempos, sem se prejudicar. “Quando o objetivo é a competição, aí os amigos tem outra influência: a provocação da performance, uns inspirando os outros para que consigam mais”, explica.

“Os que correm mais ‘puxam’ os mais lentos, fazendo com que eles queiram atingir a performance do amigo como inspiração. Muitas vezes, os que querem alcançar os amigos acabam superando as próprias expectativas”, finaliza Marina.