Quando o parceiro não quer fazer sexo

Publicado no site  Saluspot/Psicoligia, 29.03.16

O sexo é algo muito presente no início dos relacionamentos. Natural e instintivo, a atração mútua e a vontade de transar com mais frequência ajudam os casais a desenvolverem o vínculo afetivo e a ficar cada vez mais próximos. Dar-se bem na cama é sinal de que a química bateu, sendo garantia de momentos prazerosos de intimidade.

Desejo descompensado

Porém, após algum tempo de relacionamento, é normal que o desejo diminua, sendo necessários mais estímulos para que o sexo aconteça. Se um deles tem mais vontade que o outro e fica frustrado por não ter sua necessidade atendida, deve conversar com o parceiro abertamente sobre o assunto e procurar uma saída em conjunto. Um grande erro que os casais cometem é a falta de diálogo sobre a questão, que é delicada, por medo da reação do outro ou de magoá-lo.

Mas veja bem: diminuir o desejo não é o mesmo que acabar com ele. Querer fazer sexo com o parceiro faz parte da relação amorosa ao longo da vida, e deve ser um ato estimulado por ambos. Quando o marido não procura a esposa, ou esta não se sente à vontade para procurá-lo, há algo errado. É preciso mostrar a insatisfação ao parceiro e conversar sobre o que não anda bem para que a intimidade seja resgatada.

Causas da falta de desejo

Muitos podem ser os motivos para a falta de desejo sexual: desde problemas hormonais, que devem ser checados para afastar causas orgânicas, até os relacionais, que são os principais e bem mais comuns. A existência de um amante, problemas emocionais (como depressão ou outras doenças psiquiátricas presentes), falta de admiração pelo cônjuge, brigas constantes e clima hostil entre o casal, além de outros fatores, podem levar à diminuição ou término do desejo sexual pelo parceiro

Química do sexo

Durante o sexo, liberamos o hormônio ocitocina, responsável pelo vínculo afetivo. Consequentemente, em sua ausência, deixamos de alimentar quimicamente algo que nos conecta com o outro. A intimidade diminui, ambos se afastam e, aos poucos, vão deixando de lado o clima amoroso que os uniu, dando brechas para que a relação esfrie e possa aparecer um terceiro, ou mesmo que o amor acabe. Um casal deve ser amigo entre si, mas o sexo é o que vai distinguir a amizade de um relacionamento amoroso.

Como recuperar o desejo

Para que o casamento não caia na rotina (o que é muito difícil, mas possível), o casal deve cuidar eternamente de sua intimidade, não deixando que ela se perca em meio às dificuldades ou correrias da vida. Assim que perceberem um descompasso na vida sexual, devem conversar a respeito. Se for muito difícil e não conseguirem, a ajuda de uma terapia de casal pode ser fundamental para reverter a situação, permitindo que encarem o problema em um contexto protegido e busquem as causas para tal desequilíbrio. Pode existir solução caso ambos estejam dispostos a isso, abrindo-se para ouvir e falar sobre o que os incomoda, revendo sua posição dentro da relação.

Enfim, o importante é não deixar que algo tão bom desapareça da relação, provocando o afastamento do casal. Ao menor sinal de frustração ou insatisfação, converse a respeito. Não acumule mágoas nem permita que se transformem em grandes lamentações e tempo de felicidade perdido. Afinal, uma relação a dois é para ser algo bom, trazendo à tona o melhor de cada um, e o sexo faz parte disso. Dar-se bem sexualmente com o parceiro só traz coisas boas: o humor melhora, o sorriso é mais fácil, as dificuldades são mais facilmente enfrentadas, o vínculo é fortalecido, o carinho é mais frequente, a pele fica mais saudável, a libido é estimulada, gastam-se calorias…

Então, o que está esperando para resolver sua questão? Enfrente, vá à luta, busque soluções, provoque a intimidade, procure a ajuda de um profissional. Apenas não vale deixar como está, ok?