top of page
  • Marina Vasconcellos

Noiva bonita é noiva saudável



Dizem que toda mulher está insatisfeita com seu corpo. Sempre há gordura localizada, um pouquinho de celulite, ou então os cinco quilos a mais que incomodam muita gente. E quem dirá as noivas, que arrancam fios de cabelo para estarem em forma e o vestido ficar impecável no grande dia.


Em meio aos preparativos do casamento, a ansiedade e o estresse tomam conta. Decoração, Buffet, cerimônia, convidados; o que não falta é motivo para preocupações e aborrecimentos. Para variar, o excesso de peso também chama a atenção nesse pacote de “noiva em transe”.


Toda mulher deseja estar linda no dia do seu casamento, com o vestido perfeitamente feito para ela. O problema é quando a noiva deseja emagrecer a todo custo. Algumas aderem à alimentação adequada e à prática de exercícios. Outras, no entanto, vão ao extremo com dietas relâmpago radicais, se alimentado apenas de água, biscoitos ou apenas um tipo de chá. Segundo a nutricionista Braunea Victório França, cada organismo reage de uma forma diferente: “A perda de peso depende do metabolismo de cada indivíduo. A dieta é individual e visa atender as necessidades específicas de cada indivíduo considerando seu estado físico, nutricional e estilo de vida”.


A nutricionista pondera que a dieta relâmpago, aquela com duração de uma ou duas semanas, pode prejudicar a saúde, devido aos riscos de deficiência ou excesso de nutrientes. Além do organismo, a mente da noiva também pode ser negativamente atingida com o uso desses tipos de dieta. É preciso estar atenta às mudanças de comportamento.


“É importante a mulher ter a consciência de que nada muito radical faz bem à saúde. Uma mudança brusca na alimentação pode provocar comportamentos agressivos, ansiedade, tensão, irritabilidade, fraqueza. Ela precisa saber disso e colaborar para seu bem estar ouvindo as pessoas que a cercam e que percebem sua mudança de comportamento, aceitando ser ajudada”, explica a psicóloga Marina Vasconcellos, especialista em psicodrama.

Foto: Reprodução


A ansiedade e a tensão podem até já fazer parte do dia a dia das noivas, em meio aos preparativos para o casamento. A situação começa a ficar preocupante quando se chega ao extremo, e o objetivo de perder peso vira uma obsessão. O ideal é encarar a dieta como um mero tratamento de beleza, conforme orienta Doutora Marina: “Encare-o como um ‘presente’ pelo seu dia, e curta cuidar de si aproveitando para relaxar de verdade. Encarar dessa forma é gostoso e faz bem pra qualquer um”.


Na luta contra o tempo e a balança, a noiva deve iniciar a dieta o quanto antes e sob a supervisão de um especialista: “O ideal é iniciar o acompanhamento nutricional com no mínimo um ano de antecedência à data prevista para o matrimônio. Dependendo do estado de saúde do indivíduo, também se faz necessário acompanhamento médico e terapêutico”, pondera a nutricionista Braunea.


O tempo pode e deve ser amigo da noiva. Basta ela planejar tudo que deseja fazer com antecedência, assim como é com os demais preparativos do casamento. Afinal, de nada adianta aproveitar o grande dia com estresse e insatisfação na cabeça. Na hora de subir ao altar, os fios de cabelo devem estar intactos, o vestido impecável, e acima de tudo, você se sentindo linda e saudável.


bottom of page