Como cuidar da saúde mental em tempos de pandemia

Saiba como reprogramar a rotina e os pensamentos para sair da quarentena mais forte do que entrou

Publicado em Vogue-Sem Idade, 27.03.20

Por: Márcia Di Domenico

Desde que a covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus) ganhou status de pandemia e virou assunto principal em todas as rodas, redes e canais de TV, manter a mente sã, além do corpo são, em meio à recomendação de isolamento social e às incertezas em torno de uma doença desconhecida até para os profissionais de saúde vem sendo um desafio diário. Para além das medidas básicas que ajudam a evitar a propagação do vírus, o momento é também de olhar para o que você vem fazendo para cuidar do seu equilíbrio emocional.

“Sem poder sair de casa, estamos sendo convidados a olhar para dentro da gente e refletir sobre o que queremos fazer com nosso tempo, nossos talentos e o mundo à nossa volta agora e quando tudo isso acabar”, diz Renata Rocha, coach de vida e propósito e fundadora do Positiv App (@positivapp), aplicativo que reúne práticas de meditação e autoconhecimento. “Se aproveitarmos a oportunidade para cultivar paz mental e autoconsciência, sairemos da quarentena mais fortes do que entramos”, completa.

Ter uma mente positiva enquanto atravessamos os tempos difíceis também tem o papel de proteger a saúde. “O isolamento, somado às sensações de medo, angústia e insegurança, aumenta o stress e a ansiedade. Nessas condições, o organismo recebe uma descarga de hormônios que desregulam o metabolismo e afetam a imunidade”, diz a psiquiatra Lívia Beraldo de Lima Basseres, de São Paulo.

Baixar a guarda para o vírus é tudo o que não queremos agora, certo? Então veja como usar o momento para se fortalecer – física e emocionalmente –, ressignificar a fase de turbulência e crescer.

INCORPORE UM NOVO HÁBITO

Todo mundo tem alguma coisa que quer começar a fazer, mas está sempre deixando para depois. Meditar, ler um pouco todo dia, alongar o corpo pela manhã, cozinhar mais em casa, ficar menos no celular à noite. Agora é a hora! Crie estratégias para incluir a nova prática na rotina e não desista. Sem tantos compromissos na rua, sobram menos desculpas para continuar adiando a decisão de começar e persistir. Quando a rotina voltar ao normal, são grandes as chances de a ação ter se tornado um hábito que você não vai mais querer largar.

CURTA SUA COMPANHIA

Ainda que as redes sociais sejam aliadas mais do que bem-vindas para nos aproximar em tempos de afastamento, estar feliz sozinha é um aprendizado que vale a pena treinar. Separe momentos no dia para explorar seu universo particular: escute música, leia, exercite-se, silencie o celular e faça nada ou apenas o que deseja.

VIVA NO PRESENTE

Ficar elucubrando quantas semanas ou meses a pandemia vai durar, se a economia vai sobreviver e outras questões para as quais ninguém tem resposta só serve para deixar você mais ansiosa. Tente não fazer desse seu principal assunto e foque-se em estar bem no dia de hoje. “A situação é inédita para todo mundo e estamos aprendendo a lidar com ela enquanto tudo acontece. Aceitar a realidade como é, sem se vitimizar nem se culpar pelo que sente, é uma forma de transformar o momento em aprendizado”, comenta a psicóloga Marina Vasconcellos, de São Paulo.

FALE DE SUAS ANGÚSTIAS

Negar, esconder ou deixar para lá a sensação de insegurança e medo não ajuda a aliviar a tensão do momento. Converse sobre ela com amigos, parentes, um terapeuta. Considere a possibilidade de fazer terapia online – vários profissionais vêm trabalhando assim para não deixar os pacientes desassistidos em tempos de quarentena. Se não tem um de confiança, vale conhecer a plataforma Psicologia Viva (@psicologiavivabr), que oferece consultas com psicólogos graduados com especialização em diferentes áreas.

USE O TEMPO PARA APRENDER

De desenho e contação de histórias para crianças até ioga, culinária e filosofia, você já deve ter visto a infinidade de atividades que estão sendo oferecidas em lives na internet. Retiro de meditação e shows de música também tem. Se sua rotina foi muito impactada e está sobrando um tempinho, organize-se para preenchê-lo com conteúdo que traga algo de positivo nesse período desafiador.