top of page
  • Imprensa

Chico Lang diz que dói demais morte do filho; como um pai supera o luto?

Publicado em UOL/Viva Bem, 11.12.18

Por: Maria Júlia Marques



Nesta segunda-feira (10), o jornalista Chico Lang publicou em sua rede social um emocionado comunicado informando a morte de seu filho. Paulo Lang era publicitário, tinha 23 anos e faleceu após cair de um apartamento no Bairro Vila Pompeia, na cidade de São Paulo.

Meus amigos. Paulinho morreu. A ordem natural das coisas se inverteram. Um pai enterrar um filho é antinatural e dói demais no corpo e na alma. Gostaria sinceramente que fosse ao contrário. Deu um fim à própria vida com 23 anos. Dia 16 próximo faria 24. O dia mais feliz da minha existência foi quando ele nasceu, 16 de dezembro de 1994. O mais triste, quando faleceu, 9 de dezembro de 2018", escreveu Chico Lang.


O UOL Esporte teve acesso à parte do Boletim de Ocorrência, no qual confirma "suicídio consumado" após a queda do sexto andar, mas não entra em detalhes sobre o que levou Paulo a óbito.


Como lidar com a dor da morte de um filho?

Nós ouvimos muito que perder um filho é a maior dor do mundo, por não ser natural como Lang citou em seu texto. Então surge a dúvida: como lidar com algo tão violento? A resposta, infelizmente, não é simples.


"Perdas são muito complexas, não conseguimos medir qual é a pior, mas com certeza perder um filho é um sofrimento desafiador. O filho é uma continuidade da gente, parte de quem somos, quem criamos, nosso futuro. Entender que ele se foi antes coloca em cheque diversos planos e gera muita frustração", diz Gabriela Casellato, psicóloga especialista em perdas e luto do Instituto de Psicologia Quatro Estações.


Para conseguir enfrentar o luto não existe fórmula ou guia fases preestabelecidas. Tudo depende de como a morte se deu, da relação e história entre as pessoas envolvidas, da estabilidade emocional, de como o indivíduo encara a vida, quais são suas crenças.


Só quem está de luto sabe dizer o que a perda representa para si e é preciso respeitar esse sentimento, entender seu ritmo e limites para enfrentar a adaptação a esta morte, lentamente a pessoa se organiza diante tal sofrimento.


"Aconselho a busca de um psicólogo. O luto desperta uma mistura enorme de sentimentos, muita culpa, inconformidade, questionamentos... Sem o certo apoio pode potencializar a dor e até desencadear depressão. Com um profissional acompanhando, ajudando a ressignificar eventos, compreender o que houve, criando um suporte, fica mais fácil de passar pelo acontecimento traumático", explica Yuri Busin, psicólogo e diretor do Centro de Atenção à Saúde Mental e Equilíbrio.


O importante é não entrar em negação e viver o luto, chorar, sentir, procurar ajuda e se respeitar, de preferência cercado de pessoas importantes afetivamente. "No primeiro momento é difícil viver, você fica preso no sofrimento. Mas o tempo passa, a pessoa se sente mais encorajada a seguir e cria melhores condições para suportar a dor", afirma Casellato.


Existem pessoas que gostam de falar sobre a morte, reviver, ver fotos do ente querido para se sentir melhor, enquanto também existem aqueles que se sentem violados com esses atos. O segredo é analisar o que ajuda e o que atrapalha para compreender qual seu melhor artifício nessa batalha.


Com o passar do tempo, a ideia é que o enlutado deixe de "ser" a dor e consiga apenas "ter" a dor. "O luto é algo complexo, os sintomas podem ser intensos e por tempo indeterminado. Porém, se em um ano a pessoa segue isolada e não fica ativa apesar das readequações, aparece um alerta para certificar se não há depressão", comenta Marina Vasconcellos, psicóloga e terapeuta familiar.


E tudo bem se a melhora não for gradual, especialistas afirmam que os sentimentos no luto oscilam sem aviso entre perda, saudade, tristeza, motivação, resiliência, eles só não podem durar longos períodos e limitar a rotina, impedindo trabalho, dificultando relações com outras pessoas, causando isolamento.


"Quem está de luto após um suicídio precisa ter espaço para fazer perguntas, mesmo que não tenham respostas, ajuda a organizar a bagunça emocional. É preciso dar tempo ao processo e encontrar a sua própria narrativa, uma história para acreditar, dar sentido, acalmar", sugere Casellato.


O suicídio é um fio sem ponta, não há compreensão, não há explicação, fica uma angústia da ausência de respostas. É o maior teste de resiliência, passar por tamanho desafio e conseguir sair mais maduro do que antes, conseguir crescer e tirar aprendizados de um evento tão dolorido.


Além disso, o suicídio gera um sentimento de impotência e culpa. A recuperação de uma perda assim exige um olhar cauteloso para conseguir achar um sentido e absorver a tragédia. Nestes casos, é altamente recomendado um acompanhamento médico para ajudar a lidar com a perda.


"E acho imprescindível que os pais enlutados entendam que o vínculo com o filho não se desfaz. Não existe ex-pai! A relação com o filho se encerra com o fim da vida, mas se transforma em um vínculo internalizado. Ninguém tem que esquecer o filho, isso é impossível e muito violento, é preciso aprender a enxergar e administrar o novo vínculo, um processo individual, cognitivo, físico e psicológico", conclui Casellato.

bottom of page