• Imprensa

5 dicas para fortalecer ainda mais o seu relacionamento

Publicado na Revista Crescer, 02.08.21 Por: Giovanna Forcioni

A psicóloga Marina Vasconcellos (SP), especializada em terapia familiar e de casal, sugeriu algumas atitudes que podem melhorar a comunicação entre vocês.


Se você e seu parceiro ou parceira têm o hábito de conversar, trocar ideias e afetos, vocês estão no caminho certo. O diálogo é a base de qualquer relacionamento saudável. Mas, caso esse detalhe importante não faça parte da sua rotina como casal, é bom rever a comunicação entre vocês.


Colocar isso em prática, no entanto, nem sempre é fácil, ainda mais na correria com as crianças. Por isso, aqui vão algumas dicas da psicóloga Marina Vasconcellos (SP), especializada em terapia familiar e de casal, para melhorar a comunicação entre vocês. 


Diga como se sente

Pode parecer óbvio, mas é preciso enxergar seu parceiro como um aliado. Antes de apontar o dedo, criticá-lo e culpá-lo, exponha seus sentimentos e suas angústias, sem julgamentos. Por exemplo, em vez de dizer “você fez isso para me provocar”, diga “essa situação me irritou”.


Ouça atentamente

Saiba ouvir o que o outro tem a dizer, sem tirar conclusões precipitadas. Escute tudo, evitando interrupções desnecessárias. Na sua vez de falar, proponha alternativas. Conversas olho no olho são sempre a melhor opção.


Respeite o espaço do outro

Agora, na pandemia, em que a convivência anda mais intensa, essa dica vale ouro. Entenda que nem sempre seu parceiro estará disposto para conversar. Quando for assim, combine um horário que funcione melhor para os dois.


Mostre que se importa

Pequenos agrados nunca são demais. Reconheça os esforços do outro e agradeça sempre que puder.  A gratidão estimula a liberação de dopamina e ajuda a aumentar ainda mais a sensação de bem-estar.


Peça ajuda sem medo

O que é óbvio para você nem sempre é assim para outra pessoa. Está se sentindo sobrecarregada? Diga com clareza, sem brigas. Fale como se sente, exponha o que precisa e refaçam a divisão das tarefas sempre que for preciso.